WhatsApp libera envio de dinheiro para pessoas
O WhatsApp divulgou que será possível que seus usuários possam transferir dinheiro para outras pessoas da mesma maneira na qual enviam áudios, mensagens, fotos e vídeos.
Não será cobrado taxas, porém esta facilidade esta disponível apenas para clientes de duas bandeiras de cartão e nove empresas financeiras do país.
Desta forma, o serviço de transferência de dinheiro estará disponível para uma pequena parte dos 130 milhões de usuários brasileiros.
De acordo com o diretor de operações do WhatsApp, Matt Idema, a nova operação será oferecida apenas para um pequeno grupo do país que depois chegará aos demais usuários. Não foi detalhado o porcentual dos usuários que poderão usar esse novo serviço e nem em quanto tempo a oferta será expandida.
Um pouco mais sobre o que foi divulgado
Segundo Idema (diretor de operações), as pessoas que já obterem a função ativada poderão convidar amigos e familiares para utilizarem os pagamentos no WhatsApp.
Uma conta habilitará o serviço de outras automaticamente quando envia qualquer valor. Então, o contato na qual recebeu o dinheiro já terá o serviço ativado.
Os bancos que participarem, poderão convidar seus clientes para se inscrever e usar os pagamentos no WhatsApp.
Bancos que participará
A principio, o serviço será permitido apenas para usuários doas aplicativos com os cartões de débito, pré-pago ou combo do Banco do Brasil, Brasdesco, Banco Inter, Itaú, Unibanco, Next, Mercago pago, Nubank, Woop sicredi, Sicredi, com as bandeiras Visa e Mastercard.
Como a transação será feita por meio da plataforma Cielo, o acesso está aberto para outras empresas que tiverem interesse de participar também, de acordo com o WhatsApp.
Como funciona
No app, quem tiver a autorização para realizar as transferências de dinheiro irá aparecer um ícone para transferências entre as opções que aparece ao clicarmos no ícone de clipe, quando queremos algum tipo de mídia.
Além das opções que já possui como áudio, fotos, documento, contato localização e câmera, você terá a opção para enviar dinheiro também.
Porém no momento, para transferir ou receber qualquer que seja o valor em dinheiro, a pessoa deverá possuir um cartão que seja bandeira Visa ou Mastercard ou um dos bancos participantes.
A transferências poderão ser feitas com cartões de débito, pré-pagos ou combos participantes, mas não será possível com cartões de crédito.
Quem tentar colocar dados de um cartão que não seja de uma dessas bandeiras citadas mais acima e emitido por um dos bancos participantes não vai conseguir realizar a transação. O destinatário apenas verá o pagamento direto na conversa com quem iria enviar.
É necessário que os usuários na qual vão realizar o pagamento possuam um número de telefone no Brasil pra poder enviar ou receber dinheiro no WhatsApp. Somente serão autorizadas transações no Brasil e com a moeda daqui, sendo assim, em Reais. Vale lembrar que nenhuma taxa será cobrada.
A segurança
Os pagamentos pelo WhatsApp serão habilitados pelo Facebook Pay, empresa autorizada pelo Branco Central para oferecer esse tipo de serviço aqui no Brasil.
De acordo com o diretor de operações, as transferências e pagamentos são protegidos por várias camadas de segurança, como PINs do Facebook Pay ou tecnologia biométrica em dispositivos compatíveis.
Cada usuário possui seu PIN, que será a chave de segurança de seus dados. O diretor disse que se a transação for errada, como enviar dinheiro para a pessoa errada, a devolução do dinheiro também dependerá da vontade do destinatário, pois o sistema não pode cancelar a transação.
Limites
WhatsApp estabeleceu limites para o número de envios de uma vez e para o número de transações que podem ser executadas em um determinado momento.
As pessoas podem enviar até R $ 1.000,00 por transação, e podem receber até 20 transações por dia, com um limite mensal de R $ 5.000,00. Mas os bancos parceiros poderão definir um limite inferior para as transações.
Os pagamentos para empresas
O WhatsApp ainda não permite pagamentos por transferência. Segundo o diretor de operações da empresa, isso está sendo analisado pelo banco central.
Matt Idema disse: “Vamos lançar um novo serviço de pagamento o mais rápido possível.” O executivo comentou sobre o tempo que o banco central leva para autorizar o funcionamento do sistema de pagamento criado pelo WhatsApp.
O serviço foi anunciado em junho do ano passado, mas foi bloqueado pelo Banco Central e pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para análise no mesmo mês.
Essa versão só foi lançada no final de março deste ano. O chefe do WhatsApp disse: “Entendemos o tempo necessário para o banco central aprovar o serviço, a pandemia e a coincidência do lançamento do Pix.”
Pingback: 5 melhores Apps para pagar as contas com o cartão de crédito - Encontre o App