Kwai x Tiktok – Entenda Como Funcionam as Plataformas

Publicidade


Você com certeza já ouviu falar desses aplicativos, se não saiba que eles viraram febre ao redor do mundo. Trata-se de um aplicativo de editar vídeos na qual tem a possibilidade postar lá também.

O Tiktok ganhou mais popularidade ainda durante a pandemia mundial, porém ele já não é mais o único. A rede social Instagram criou uma própria ferramenta na qual foi nomeada “Reels”. Além de um novo concorrente que está crescendo cada vez mais no mercado: o Kwai.

Publicidade


O Kwai é um editor de vídeos que também tem a funcionalidade de uma rede social pois você pode divulgar os conteúdos criados.

O aplicativo chegou ao Brasil apenas em 2019 mas ele foi criado em 2011 e era muito popular na China e Índia por conta de já vir instalado em alguns celulares, como Xiomi e Huawei.

Tik tok

Em 2017, após a empresa Bytedance comprar o musical.ly e ter feito algumas alterações na plataforma com o propósito de transforma-la em um app e rede social que fosse mundialmente conhecido surgiu o Tiktok.

Sobre os aplicativos

Ambos os aplicativos possuem as mesmas especificações, vídeos curtos e rápidos, incluindo dublagem, desafio e dança. Mas Kwai ainda atua principalmente como um editor de vídeo, o que facilita o compartilhamento de conteúdo com outras redes sociais (como o status do WhatsApp), e a interface do aplicativo é muito semelhante.

Você pode seguir seu perfil, postar curtidas e comentários em publicações e até baixar conteúdo. Ambos os aplicativos possuem as guias “ Para você ”, “ Descobrir ” e “ Seguindo ”, essas guias exibem vídeos com base na atividade de cada usuário.

Acredita-se que um dos maiores segredos do Kwai é que seu algoritmo exclusivo fornece distribuição prioritária de conteúdo de alta qualidade, em vez da distribuição por mais contas de seguidores.

As empresas e os criadores de conteúdo estão presentes em ambos as plataformas já que os dois aplicativos estão disponíveis para Android e IOS.

Publicidade


Um pouco mais sobre os desenvolvedores

A ByteDance, startup (empresa que tem como objetivo principal desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio) por trás do tiktok (que se chama Douyin na China), é a empresa mais valiosa do mundo. Sua avaliação chega a cerca de US$76 bilhões em 2018.

Aqui no Brasil o aplicativo possui 18 milhões de usuários ativos, de acordo com os dados de 2020. Para ajudar a crescer ainda mais o crescimento aqui no Brasil, a startup estabeleceu uma sede na cidade de São Paulo.

O kwai, da startup Kuaishou, usa a gigante Tencent como seu principal investidor.  Embora ainda pouco conhecido, o aplicativo recentemente alcançou resultados expressivos no Brasil.

Ele liderou o download de aplicativos gratuitos da Play Store e Android entre os dias 4 e 7 de setembro, e atingiu o importante recorde de 3 milhões de usuários ativos no país.

Existem 120 milhões de usuários ativos no mundo, e a distância entre esses dois aplicativos no mundo e no Brasil ainda é grande.

No entanto, Kuaishou está preparando um investimento de US $ 1 bilhão liderado pela Tencent, e a avaliação da startup deve ser de US $ 25 bilhões. Em um futuro próximo, o plano é fazer um IPO na American Stock Exchange.

A empresa estima que o mercado de vídeos curtos pode atingir um mercado global de 3 bilhões de pessoas ao redor do mundo.

Enfim, o Brasil está sendo um dos principais “Campos de batalha” entre esses dois grandes rivais chineses. Eles veem o mercado brasileiro como um ponto totalmente estratégico para crescerem no ocidente.

Isto acontece porque o país tem um baixo uso destes tipos de aplicativos, mas já comparando com o sudoeste asiático que é totalmente dominado pelo Tiktok. E o Brasil tem um potencial muito grande já que cerca de 140 milhões de brasileiros possuem um smartphone.

Obrigado pela leitura!

Publicidade


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *