Inglaterra e Itália fazem a final da Eurocopa 2021
‘’O futebol está voltando para casa’’. Jogando em casa, os ingleses esperam cantar essa música levantando, pela primeira vez, o troféu da Eurocopa 2021. Inglaterra e Itália se enfrentam amanhã, (11/07), às 16h, no Estádio de Wembley, Londres. Depois de uma grande sequência de eliminações nas semifinais – que foram quatro, somando Copa do Mundo e Eurocopa, a Inglaterra quebra seu jejum desde 1966 quando foi Campeã Mundial. Seu adversário, a Itália, tem grande vitória bem mais recente, uma Copa do Mundo em 2006. 40 anos dividem o último troféu de Copa do Mundo dessas duas seleções. A Rede Globo e SporTV irão transmitir a final da Eurocopa ao vivo.
A caminhada individual de cada seleção teve uma pitada de polêmica por parte inglesa. A Itália teve uma classificação suada após empatar no tempo normal com a seleção espanhola. O desempate seguiu nos pênaltis e a Squadra Azzura levou a melhor em cima da La Fúria.
Agora, no empate entre Inglaterra e Dinamarca, um pênalti polêmico e muito duvidoso levou os ingleses a final. Com a partida empatada em 1×1, Sterling cavou um pênalti que foi convertido por Kane.
Os italianos chegam pela terceira vez a uma final – conquistaram a competição em 1968 e foram vice em 2000 e 2012. Já os ingleses, donos da casa, chegam pela primeira vez a uma final de Euro e buscam o título inédito.
Leia também sobre como fazer figurinhas para o WhatsApp
Confrontos
Em competições de grande destaque, Copa do Mundo e Eurocopa, não tiveram muitos encontros entre as seleções. Foram apenas quatro vezes. Dois desses confrontos foram pelo principal torneio de seleções da Europa, nos anos 1980 e 2012. A Azzura venceu uma partida no tempo normal e na outra venceu nos pênaltis, após o jogo terminar 0 a 0 no tempo normal.
Jogando em casa, no ano em que a então Alemanha Ocidental venceria a competição, o jogo foi realizado na fase de grupos da competição, no Estádio Olímpico de Turim. A Azurra era composta por grande parte dos campeões mundiais de 1982, enquanto os ingleses tinham em campo sua arma nada secreta e já bastante conhecida: o atacante e principal jogador, Keegan, mas já em fim de carreira.
Além disso, o triunfo foi da Itália, por 1 a 0, com gol de Marco Tardelli. Na circunstância, a Euro era formada por dois grupos de quatro seleções. Os dois primeiros colocados de cada chave fariam a decisão, enquanto os segundos lugares disputariam apenas o terceiro lugar. A Itália terminou em quarto, levando a pior nos pênaltis para a Tchecoslovaquia.
Curiosidades sobre os finalistas na Euro
- A Inglaterra nunca perdeu um jogo de uma fase final de seleções em Wembley, palco da final da Eurocopa 2021, foram 11 vitórias e 4 empates.
- Apenas três equipas venceram a Eurocopa em casa: Espanha (1964), Itália (1968) e França (1984). Portugal (2004) e França (2016) chegaram à final mas perderam.
- Caso a Azzura vença em Wembley, a seleção italiana se torna o quarto país a vencer mais de uma vez a Eurocopa, se juntando a Alemanha, Espanha (três títulos) e França (dois).
- Esta é a décima presença de Inglaterra no Eurocopa. Os ingleses ficaram em terceiro lugar em 1968 e também chegaram as semifinais em 1996.
- A Itália perdeu duas vezes na final desde que ganhou a competição em Roma, 1968.
- Gareth Southgate, técnico da seleção inglesa, fazia parte do time que disputou a Eurocopa de 1966 e foi o jogador a perder a última cobrança de pênalti contra a Alemanha, na semifinal, também em Wembley.
Enfim, Inglaterra x Itália jogam amanhã, (11/07), às 16 horas, no Estádio de Wembley, em Londres. A Rede Globo e SporTV farão a transmissão ao vivo da final da Eurocopa 2021.
Gostou do nosso conteúdo sobre a final da Eurocopa 2021? Clique aqui e leia também sobre o maior clássico das Américas: Brasil e Argentina, finalistas da Conmebol Copa América 2021