Aprenda como legendar seus vídeos

Publicidade


Quando você passa a legendar seus vídeos, você acaba os tornando muito mais acessível. Digo isso pelo fato de muitos deficientes auditivos deixarem de consumir alguns vídeos pela internet pelo fato de não ter legenda. Há também as pessoas que, por falta de um fone de ouvido, desistem de assistir em alguns ambientes devido ao áudio. Com eles legendados, é possível deixar seu aparelho no mudo, acompanhar o que está acontecendo e ir lendo as informações. Nesse artigo queremos que você aprenda como legendar seus vídeos de maneira simples e utilizando algumas dicas essenciais.

Além disso, as plataformas de busca e de vídeo classificam os resultados fazendo uso do SEO (Search Engine Optimization) para conseguir organizar em que página os conteúdos vão aparecer. Você pode se perguntar: ‘’Por que estamos falando disso?’’ Dessa forma, o SEO dá prioridade e maior visibilidade aos vídeos que são legendados e assim você leva vantagem e seu conteúdo se destaca nas redes.

Publicidade


Viu só a importância que é você saber legendar os vídeos? Seu conteúdo ganha um grande alcance dentro do meio digital e você ainda torna o seu material super acessível.

Já entendemos a importância e relevância do seu conteúdo quando legendamos os vídeos. Agora vamos ao que interessa! Aprenda como legendar seus vídeos de maneira fácil.

Leia também sobre aplicativos para te ajudar a manter a sua saúde mental, principalmente em meio a pandemia

Tipos de legenda

Antes de te mostrar quais são as formas de legendar, precisamos saber quais são os tipos de legendas disponíveis.

  • Legenda externa: São as legendas que aparecem durante as suas séries e filmes pelos streamings ( Amazon, Netflix, Disney +), onde você consegue habilitar e desabilitar durante o vídeo. Ou seja, eles são arquivos separados, distintos. Você pode continuar assistindo sem legenda, se quiser ou se preferir, pode ativa-la. Algumas plataformas na internet não permitem legenda externa.
  • Legenda embutida: Já a legenda embutida não te permite desabilita-la durante o vídeo. Você vai consumir todo o conteúdo com ela presente. É mais difícil de alterar porque vai comprometer todo o arquivo, precisando ajustar do zero. É importante dar uma atenção maior a esse requisito.

Como legendar os vídeos e quais ferramentas usar?

VÍDEOSHOW

VídeoShow é um app, disponível para Android (Smartphone) e Iphone (IOS). Ele é gratuito, você pode editar seus vídeos em diversos formatos, aplicar efeitos e colocar legendas. Uma boa do app é que você pode editar vídeos gravados pelo próprio app ou já registrados pelo seu celular. É uma plataforma intuitiva, simples e muito fácil de utilizar. Você adiciona as legendas no momento em que tá editando o vídeo, digita o que quer que apareça e depois é só ajustar na linha do tempo.

Publicidade


AUTOCAP

O aplicativo AutoCap, disponível para Android (Smartphone) e IOS (Iphone), é super fácil de utilizar. É uma ferramenta própria para legendas vídeos e na versão gratuita você consegue fazer transcrição automática em vídeos de até 5 minutos, excedendo esse limite, você deve inserir as legendas manualmente.

INSHOT

Inshot é um app de edição fotos e vídeo, disponível para Android (Smartphone) e IOS (Iphone), gratuito que você consegue utilizar para legendar seus vídeos. Você coloca suas legenda utilizando a ferramenta de texto, digita o que você quer colocar no vídeo e finaliza sincronizando o posicionamento da legenda com o vídeo.

MOVAVI CLIPS

O Movavi Clips é um aplicativo disponível para Android (Smartphone) e IOS (Iphone) onde você consegue adicionar a legenda depois do arquivo já estar cortado, ou seja, você insere as legendas por partes do vídeo. Nele você também tem a opção de escolher fontes, tamanho e as cores.

YOUTUBE

Essa dica é para quem quer legendar utilizando o computador. Existe a opção de utilizar o estúdio de criação do YouTube. Para isso, é só ativar a opção de legendas automáticas para seus vídeos e quando elas forem geradas, verifique as falhas e corrija caso exista necessidade. Também é possível abrir ao público para que os usuários da plataforma façam essas correções e enviem como sugestão para você. Bacana, né?

JUBLER

Seguindo a linha de programas para computador, o Jubler é um software gratuito e disponível para Mac e Windows. Com ele você cria legendas para vídeos, sincroniza com a cena, faz correções e etc. O diferencial desse programa é que tem diversos formatos de legendas e você ainda pode mudar a cor da fonte.

Gostou do nosso conteúdo para aprender como legendar seus vídeos pelo celular ou computador? Utiliza alguma outra plataforma para legendar? Conta para gente nos comentários

Publicidade


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *